Quem sou eu

Minha foto
SANTARÉM, RIBATEJO, Portugal
Sou a Maria João , licenciada em Ciências Farmacêuticas e Especialista em Análises Clínicas. Sou louca por doces e por livros de culinária. adoro cozinhar, decorar bolos e bolachas e fazer quadros em ponto cruz.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

450 suspiros e um bolo de 7.5 Kg!!!!!

Para o aniversário do jornal regional CORREIO DO RIBATEJO, que festejou 122 primaveras, pediram-me para fazer um bolo e suspiros para que os convidados, que assistiram a um espectáculo ( ainda não me habituei ao novo acordo ortográfico!) com o Maestro vitorino D'almeida no Teatro Sá da Bandeira cá em Santarém, pudessem "picar"no final acompanhando com um champanhe fresquinho.
Quem organizou foi o  Café/Restaurante dom Pepe-
e pronto , resolvi fazer mini suspiros com várias cores que ficam sempre bonitos e quanto ao bolo fiz pão de ló com ovos moles e cobertura de chocolate branco. decorei com pasta de açúcar e creme de manteiga azul.
O resultado foi:






Os meus suspiros

ingredientes para cerca de 60 mini suspiros:

3 claras de ovos
o dobro do peso das claras de açúcar branco
sumo de limão ( 2 espremidelas)

Pré aqueça o forno a cerca de 100Cº.
Numa tigela de vidro ou de metal  juntar as claras com o açúcar e levar ao lume em banho maria, batendo sempre com uma vara de arames até a mistura estar um pouco mais de morna.
Retirar do lume e bater com batedeira eléctrica até obter um merengue muito firme e já quase frio. Se quiser junte corante alimentar até obter as cores que gostar (pode dividir o merengue por várias taças e juntar cores diferentes em cada uma.).
Encher sacos de pasteleiro com bico estrela e dispor os suspiros em tabuleiros forrados com papel vegetal ou silicone.
Levar ao forno por cerca de 70 minutos (ou até estarem rijos ao toque) , desligue o forno e deixem os suspiros arrefecer dentro do forno, com a porta entreaberta.

Até breve

Um comentário :